Outubro Rosa é a campanha anual, de nível mundial, que acontece durante o mês de outubro com o objetivo de conscientizar a sociedade em geral sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha foi criada no início da década de 1990, pela fundação Susan G. Komen for the Cure.
Além da conscientização, o Outubro Rosa também preza pelo compartilhamento de informações sobre a doença, como fatores de risco, quem é mais provável de desenvolver esse tipo de câncer, quais hábitos e costumes que contribuem para seu surgimento, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
No mês de outubro, várias instituições públicas e privadas participam da campanha realizando um trabalho de conscientização, divulgando dados, utilizando a cor rosa nas decorações e incentivando que mulheres fazem o autoexame, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.
Esse ano mais uma vez a Drenesse Academia participa da campanha do Outubro Rosa, com decoração própria e, também, divulgando material online e impresso de quais sinais de mudança no corpo se deve prestar atenção, bem como realizar o autoexame das mamas.
A importância da mamografia
Caso ao realizar o autoexame e sinto algum desses sinais é recomendado procurar um oncologista para realizar exames mais aprofundados, como a mamografia. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.
Deseja saber mais sobre a campanha Outubro Rosa? Clique aqui.